Login do usuário

Quem somos


Roberto Wanderley Nogueira

Possui Mestrado em Direito pela Faculdade de Direito do Recife (UFPE, 1996) e Doutorado em Direito Público pela mesma IES (2004) com pesquisas integradas sobre Razoabilidade e Atividade/Perfil dos operadores judiciais (Leis para Juízes), junto à Universidade de Helsinki-Finlândia (orientação do Prof. Raimo Siltala, 1997).

Atualmente é Professor-adjunto da Faculdade de Direito do Recife (UFPE) e da Universidade Católica de Pernambuco (CCJ e Programa de Mestrado em Direito). Concluiu estágio de Pós-doutorado em Direito na Universidade Federal de Santa Catarina, na área de ENSINO JURÍDICO, METODOLOGIA APLICADA, FORMAÇÃO PROFISSIONAL, TEORIA DO PROCESSO, sob a orientação do Prof. Dr. Ricardo Stersi.

Tem experiência na área de Antropologia Jurídica com ênfase em Antropologia da atividade judicial, atuando principalmente nos seguintes temas: justica, acesso e efetividade dos direitos, sociedade, desigualdades sociais, Poder Judiciário, crise de magistrados e corporativismo; Direito Público Geral e Processual Civil e Penal, Direito Inclusivo, Constitucional e Cidadania; ensino jurídico e formação profissional em Direito. Reúne diversas publicações como artigos científicos especializados e livros, dentre os quais se destacam: Justiça acidental, nos bastidores do Poder Judiciário (Porto Alegre, FABRIS, 2003) ; O problema da razoabilidade e a questão judicial (idem, 2006) e Relatório final de atividades de pesquisa e achados teórico-práticos sobre ensino jurídico no Brasil (Cilada dialética: a pedagogia do mito profissional em Direito, como resultado do estágio atual do ensino jurídico do Brasil. UFSC, 2009).

Atua também como pesquisador social em área correlata a esses estudos, inclusive empreendendo orientação à iniciação científica (PIBIC), fomentando, outrossim, uma pedagogia engajada e libertária que proporcione o advento de novas gerações de juristas dotados de especial sensibilidade para a interdisciplinaridade, a correção ética de seus agires e o permanente compromisso com a transformação social para potencializar a cultura jurídica tradicional.

P E N S A M E N T O: O que salva o Direito é a sua exata compreensão que cede a uma interpretação coerente com as suas fontes, não com o que se intente que elas digam. Eis a humildade que eleva e enobrece o Jurista de formação genuína.

Francisco José de Lima

Francisco José de Lima é Tradutor e Intérprete (Escola Americana Instituto Mackenzie-SP, 1983); Licenciado e Bacharel com formação em Psicologia (UNESP-Assis/SP, 1995); PHD em Psicofísica Sensorial (USP-RP/SP, 2001).

Atualmente, é Professor Adjunto no Curso de Pedagogia e em Licenciaturas diversas na Universidade Federal de Pernambuco (CE/UFPE); Docente da disciplina “Comunicação audiovisual”, no curso de rádio TV e internet, nessa universidade; Orientador no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/CE/UFPE); Coordenador do Centro de Estudos Inclusivos (CEI/UFPE); Editor da Revista Brasileira de Tradução Visual, ISSN 2176-9656 (WWW.rbtv.associadosda inclusao.com.br); Certificado em Áudio-descrição, por duas vezes, pelo Audio Description Project (ADP-USA, 2010/2011); Membro Internacional do Tactile Research Group (TRG-USA); pesquisador nas áreas de Acessibilidade (principalmente na acessibilidade física e comunicacional)e das barreiras atitudinais contra as pessoas com deficiência, sobretudo nos ambientes físicos e sociais, no trabalho, na educação e no lazer. Idealizador do portal Associados da Inclusão (www.associadosdainclusao.com.br) e da página “Direito Para Todos” (www.direitoparatodos.associadosdainclusao.com.br) que trata do direito inclusivo e de questões relacionadas à pessoa com deficiência.

É pesquisador no campo das representações mentais de estímulos táteis (investiga a capacidade de as pessoas cegas ou com baixa visão fazerem uso, compreenderem, apreciarem e produzirem configurações bidimensionais hápticas e auditivas diversas). Inventor, fez uma caneta para desenho em relevo que permite às pessoas com deficiência visual produzirem sozinhas seus próprios desenhos, sem terem de virar o papel para vê-los hapticamente.

Professor Francisco Lima também é formador de áudio-descritores em curso de Tradução Visual com ênfase na áudio-descrição, voltada ao teatro, ao cinema, à televisão, aos museus, às configurações bidimensionais estáticas (encontradas em livros, folders e outros), bem como destinadas à mostra de artes, em geral, aos eventos culturais, e educacionais diversos (conferências, congressos e demais situações educacionais similares). Ao formar áudio-descritores, Dr. Francisco Lima destina parte de seu curso, intitulado "Imagens que Falam" ao ensino de técnicas de áudio-descrição para o lazer (por exemplo, na áudio-descrição em áudio-games e games UAG).

Dr. Francisco Lima tem, ainda, orientado trabalhos na graduação e pós-graduação, bem como coordenado pesquisas, dado palestras e consultoria na área da inclusão social, laboral e educacional das pessoas com deficiência; é inclusivista, defensor do Desenho Universal, inclusive voltado à educação e a todas as demais situações físicas, ambientais e sociais; é pai de pessoa com deficiência e ativista pelo direito das pessoas com deficiência em ter acesso a todos os bens e serviços que estão disponíveis para a sociedade em geral, com igualdade de oportunidade e condições, sem paternalismos ou condescendência para com a pessoa com deficiência.

Contatos:
(81) 9997-9339 - limafj@associadosdainclusao.com.brlimafj.br@gmail.com
Páginas na Internet:
Revista Brasileira de Tradução Visual (www.rbtv.associadosdainclusao.com.br);
Página Direito Para Todos (www.direitoparatodos.associadosdainclusao.com.br);
Blog: Áudio-descrição: Opinião, Crítica e Comentários(http://www.lerparaver.com/blog/2595);
Portal Associados da Inclusão (www.associadosdainclusao.com.br).

Mateus Pereira

Mestre em Direito Processual (2009) pela Universidade Católica de Pernambuco – Unicap, IES onde é professor de Direito Processual Civil, Graduação e Especialização. Membro fundador da Associação Norte Nordeste de Professores de Processo - ANNEP. Advogado Sócio do Escritório “ADE”, onde é o responsável pela área de Direito Público, com ênfase na tutela coletiva (transindividual), direitos fundamentais, ações afirmativas, notadamente em defesa de pessoas com deficiência.
email : matpzen@gmail.com
Telefone: 81 9142-8747

Bruno Hipólito

Graduado em Sistemas para Internet, Faculdade Marista, 2006; especializando em Gerenciamento de Projetos na Faculdade Guararapes (FG); aluno especial do Mestrado em Educação da UFPE, na disciplina de Áudio-descrição aplicada à Educação, 2009.2; tem certificado nos cursos: Adobe Flash 8 / Flash CS3, Imedia Recife, 2007, PHP Developer. Especializa, 2006, PHP Básico (UFPE, 2005).

Atualmente é Gerente de TI/Tele-educação do Núcleo de Telessaúde do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP). Entre as principais atividades que desenvolve estão o Planejamento, a organização, o monitoramento e avaliação das atividades da equipe de TI, coordenação da implementação de soluções, gerenciamento de projetos, planejamento estratégico, implementação, avaliação, planejamento e desenvolvimento de projetos na modalidade de ensino a distância, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem no contexto acadêmico e/ou corporativo, viabilizando o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais. Sua experiência profissional inclui, ainda, a função de Analista de Desenvolvimento de Sistemas (FECOMÉRCIO-PE (03/2008 – 10/2008) com o Desenvolvimento e implantação de sistemas informatizados, dimensionando requisitos e funcionalidades do sistema , especificando sua arquitetura, escolhendo ferramentas de desenvolvimento, especificando programas, codificando aplicativos; com a Administração de ambiente informatizado, suporte técnico ao cliente e treinamento, coordenação de projetos e de soluções para ambientes informatizados e realização de pesquisa para novas tecnologias em TI (ARIC – Colégio das Damas da Instrução Cristã (08/2006 – 02/2008). Foi Técnico de apoio à Informática / Flash developer, tendo como atividades a atuação na área de informática educacional, desenvolvendo aulas com a tecnologia Flash, proporcionando aos educadores trabalhar com ambientes e recursos que gerem atividades lúdicas, contextualizadas e interativas, favorecendo, assim, a aprendizagem.
email : brunohipolito@gmail.com